Obras e Monumentos

ESTÁTUA

Instinto Primeiro

A estátua foi a obra escolhida pela empresa Eberle S.A. em comemoração aos cem anos da empresa, para se tornar o monumento em homenagem às mulheres caxienses na pessoa da italiana Luiza Eberle, conhecida como Gigia Bandera, a funileira que serviu de exemplo como mulher que tanto contribuiu para o desenvolvimento e a prosperidade de Caxias do Sul. 

A obra em bronze foi doada à cidade em agosto de 1997, está exposta na Praça Dante Alighieri.

A escultura representa o primeiro instinto do homem, que é alimentar-se. Segalla explicava sua obra: “Todos sabemos que a condição de qualquer animal é a de sobreviver. Sinto a criança sugando a vida (…). Sinto a criação de uma criação, a mãe parindo e amamentando ao mesmo tempo”.

MONUMENTO

Direitos Humanos

O monumento representa as cinco figuras humanas que nascem como tronco de árvore e vão se desenvolvendo, tomando forma de corpo humano. Representa os cinco continentes e constitui-se em uma homenagem aos direitos humanos universais.

A escultura “Direitos Humanos” em bronze com 75cm, foi encomendada pela Prefeitura de Caxias do Sul em 1975 com lançamento da pedra fundamental onde seria erguida, mas o projeto só foi retomado em 2000. A obra ficou inacabada no atelier de Bruno Segalla e hoje se encontra no saguão inferior da Câmara Municipal de Caxias do Sul.

ESTÁTUA

Anna Rech

Encomendada por uma comissão liderada por Valter Suzin a obra em bronze no tamanho original da homenageada, a imigrante italiana Anna Rech. Localizada no centro de Ana Rech, em frente à igreja matriz, em ocasião ao centenário de sua chegada da Itália (1877-1977). 

Anna Maria Pauletti Rech chegou ao Brasil em 1876 e, em 1877 estabeleceu-se à beira da estrada Conselheiro Dantas, que ligava a Colônia de Caxias aos Campos de Cima da Serra. Instalada em ponto estratégico, colocou um pequeno comércio na casa de hospedagem. O local se tornou ideal para o pouso dos tropeiros, em meio à viagem para Caxias.

ESTÁTUA

Padre Eugênio Ângelo Giordani

Estátua em bronze de 2,40m de altura, de corpo inteiro do vigário, trajando batina, foi imortalizado por Bruno Segalla, em 1994, através de projeto da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, no largo que leva o seu nome, “Largo Padre Giordani” com a Igreja de São Pelegrino à sua frente. 

O padre Giordani foi pároco por 43 anos do bairro São Pelegrino e envolveu-se intensamente com a comunidade, sempre sensível na solução dos problemas sociais. A tarefa de construir a majestosa Igreja São Pelegrino não desviou sua preocupação com a educação e o atendimento das pessoas carentes.

MONUMENTO

Jesus Terceiro Milênio - Reflexão

Inaugurado em fevereiro de 2004, o monumento, de 24m de altura, construído de concreto armado, está localizado no Parque Mário Bernardino Ramos – Pavilhões da Festa da Uva. A obra foi concebida em 1991 idealizada pelo escultor como um monumento. A iniciativa foi da empresa Festa da Uva e do Município de Caxias do Sul. 

Na concepção do escultor sobre a obra o “Cristo”, não está numa posição paternalista, rezando pelos homens, mas sim numa posição de meditação, mostrando aos homens que o caminho para a sabedoria é a reflexão e que neste milênio o Homem deve parar para pensar a sua relação com o meio ambiente, com a família, com o próximo e com o mundo em si.

BUSTO

Dr. Henrique Ordovás Filho

O busto confeccionado em ferro fundido e coberto por bronze do Dr. Henrique Ordovás Filho, foi encomendado pela Prefeitura de Caxias do Sul, para a ocasião da inauguração do Centro Cultural que leva o nome do médico, em 2001. 

Uma homenagem ao trabalho social desenvolvido na cidade durante toda sua vida profissional, por ter exercido atividades comunitárias, humanistas e filantrópicas. Além de dedicar-se aos casos de poliomielite e paralisia cerebral – trabalho que culminou na fundação da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), a segunda do Brasil, em 1957. A obra está fixada na frente do Centro Cultural Dr. Henrique Ordovás Filho.