Institucional
O Instituto Bruno Segalla (IBS), criado em 2005, é um museu dedicado à preservação, estudo, comunicação e exposição de bens culturais relacionados à vida e obra do artista Bruno Segalla.
Localizado no Campus 8 da Universidade de Caxias do Sul (UCS), o museu é um espaço de promoção cultural, defesa do patrimônio histórico, artístico e cultural, além de fomentar a educação e a inclusão social através de ações culturais e socioculturais.
Qualificado como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), o IBS também está registrado no Sistema Brasileiro de Museus e no Sistema Estadual de Museus do Rio Grande do Sul. Suas atividades são abertas à comunidade, abrangendo artistas, estudantes, professores, pesquisadores, críticos de arte e o público em geral, promovendo uma rica interação com a cultura regional.
Com um acervo diversificado que inclui esculturas, medalhas, desenhos e objetos pessoais, o IBS se destaca por seus projetos culturais e educativos, como o “Onde Estou?” e “Memória Viva” e “Museus, Monumentos e Memórias”, que promovem a cidadania, a diversidade cultural e o fortalecimento da identidade e memória local.
O Instituto Bruno Segalla é reconhecido como Ponto de Cultura Estadual do Rio Grande do Sul, promovendo cidadania, diversidade cultural e uma cultura de paz através de seus programas educativos e culturais.
Diretoria 2023-2025
Presidente
Bianca Segalla Reichert
Secretária-Geral
Mariana Duarte
Tesoureira e Diretora Executiva
Florencia Del Carmen Nieto
Diretor Administrativo
Orlando Pedro Michelli
Diretora de Educação e Cultura
Maria Gorete Laurindo
Diretora de Patrimônio
Ana Paula Santos de Almeida
Conselheiro Fiscal Efetivo
Nei Alexandre Rech, Fabiana Ulian e Débora Machado da Silva
Conselheiro Fiscal Suplente
Pedro Facundo Teixeira Giles, Neiva Gubert Ulian e Fábio de Mattos Alves